
❚➤ O que é RPG Interpretativo? É um jogo, onde você possui uma segunda vida fictícia, imaginaria e falsa, que um player cria para se divertir, escolhendo um personagem qualquer já existente de um (Animes, Mangas, Jogos, Livros, Filmes, Series, Novelas etc...) ou criando o seu próprio personagem pessoal para começar a interpreta-lo agindo como ele age, e se divertir em um mundo de pura imaginação.
❚➤ Como se joga RPG Interpretativo? É reproduzir com precisão a personalidade de um personagem, ou seja, para que você interprete bem é necessário um amplo conhecimento da personalidade do personagem, como ele se comporta perante tal situação, o que ele prefere fazer, quais seus costumes diários, enfim o que for de personalidade dele.
1° AULA DE RPG INTERPRETATIVO - DiCAS:
❚➤Conheça seu Personagem: O jogador deve se identificar e conhecer perfeitamente seu personagem, não escolhendo uma raça/espécie de criatura para interpretar que você não tenha conhecimento e nunca ouviu falar, você tem que conhecer a fundo tudo sobre o personagem escolhido, conhecer as características, sua historia, seus defeitos e qualidades, suas manias, seus hobbies e profissão, sua crença, objetivo de vida etc... Para você poder interpretar seu personagem perfeitamente sem maiores dificuldades, lembre-se: Se você não conhece o seu próprio personagem, ninguém mas ira conhecer. Lembrando que não adianta o player saber todas essas informações do seu personagem escolhido, mas não conhecer e saber usar os poderes e habilidades do personagem, o que pode causar a morte do personagem rapidamente em um campo de batalha.
❚➤Seja Fiel ao seu personagem: Se você já escolheu um personagem existente ou criou seu próprio personagem pessoal, agora seja fiel a ele, não vai mudar do nada a historia, personalidade ou manias, o gesto de agir e falar etc... A graça do RPG está em tornar real a imaginação e não em ser mais forte ou habilidoso com algum tipo de arma, portanto, não queira mudar algum tipo de característica porque pode dar danos maiores no seu alvo, se isso não condiz com a própria natureza do seu personagem em questão, pois você vai estar praticamente matando o personagem que você criou.
❚➤Matar um personagem, não torna o player melhor: Mesmo que você consiga matar outro personagem em uma cena de luta, isso não torna você um jogador melhor, interpretar mal interfere na batalha, pode confundir os jogadores. E apenas colocar as regras e não jogar corretamente estraga totalmente o jogo. Um bom jogador sempre joga nas regras, interpretando corretamente e de forma magnífica, conquistando jogadores, assim fazendo o jogo continuar, motivando as pessoas que jogam, ou quem deseja jogar.
❚➤O que são as "Notas Explicativas"? As notas explicativas, servem para descrever ações muito complexas da sua interpretação. Muito usado para explicar detalhadamente um poder ou habilidade ate mesmo revelar uma ação oculta como uma estratégia ou armadilha após o alvo cair, com o intuito de não retardar a luta e floodar o chat com explicações, e evitar questionamentos SEM FUNDAMENTOS de seus oponentes.EX: (...)Bruscamente, o golpe do oponente Yamoto para a centímetros do corpo de Joséfino, sem toca-lo. Logo, o inimigo percebe que a Yamato simplesmente desapareceu, e que várias katanas resplandecentes circundam o corpo de Joséfino, o protegendo e servindo como armas.# (Nota: "Geineken" - Consiste em várias espadas de cristal cortantes aos quais circundam o usuário formando lâminas resplandecentes, Também são capazes de criar barreiras de proteção.)
❚➤Pratique: A prática leva a perfeição, e mesmo depois da perfeição não pare de praticar, pois sempre terá outro player na sua frente, melhor que você, e busca esses jogadores para observa-los, busca conselhos e retirar suas duvidas, acompanha outras lutas quando você tiver chances, elas sempre mostram algo novo.
❚➤Cenas grandes ou pequenas: O que vale não é o tamanho da interpretação e sim a qualidade da interpretação, a interpretação pode ser pequena, mas com uma qualidade ótima não precisando criar um texto enorme. Porem, é sempre importante colocar o máximo de mínimos detalhes possível na interpretação, para o jogador convidado poder entender melhor sua interpretação e assim conseguir imaginar o que você gostaria de passar para o jogador convidado. Exemplo de detalhes: Mão no bolso da calça, postura corporal, passamento de mão nos cabelos, o balancear dos cabelos durando uma ventania, expressão facial etc...
❚➤Viva o personagem, mas não se esqueça de que é só um jogo! Entregue-se a seu personagem de corpo e alma. Torne-se ele. Deixe que seu personagem tome conta do seu ser! Quando pintarem as dificuldades, veja através da visão que ele tiver e entenda quais são as limitações dele, pois talvez você não as tenha. Sonhe os sonhos dele, odeie quem ele odeia, minta como ele mentiria e ria das piadas que só ele acharia graça. No entanto, lembre-se que isso tudo apenas é um jogo, uma brincadeira, e que ao parar de jogar a vida continua. Não vá ficar bravo porque o personagem do seu amigo acabou “matando sem querer”.
❚➤Não misture sua vida real/verdadeira, com a vida fictícia /imaginaria do seu personagem: Sempre é bom saber separar que seu personagem não tem nada haver com você na vida real, ele é totalmente diferente de você, seu personagem possui uma historia de vida diferente da sua, que é de pura imaginação, e com isso possui um modo diferente de pensar, agir, falar etc... Um exemplo: Seus amigos e inimigos nem sempre serão os mesmos do seu personagem. Uma pessoa que você player se sentiria atraída por ela na vida real, talvez seu personagem não pense e se sente atraída por essa mesma pessoa. Então nunca confunda e misture isso. O jogador deve saber separar muito bem quem ele é, e quem é o seu personagem, tal qual um ator de cinema ou de teatro faz.
❚➤Acima de tudo a diversão e o respeito: Todos devem lembrar qual é o objetivo inicial de um bom jogo de RPG: diversão. Ou seja, se por alguma questão algo está criando demasiado atrito entre os jogadores, então a diversão acabou e o jogo não vale mais a pena. Basta que todos mantenham a consciência em relação ao ambiente em que estão, aos amigos e ao respeito mútuo.
2° AULA DE RPG INTERPRETATIVO: GRAMATICA.
❚➤Interprete bem, tenha uma boa ortografia: Evita abreviações, escreva todos os números por extenso, e abuse muito da linguagem formal. Evite erros de pontuação e acentuação gráfica, exagerar nas vírgulas e exclamações, escreva de uma forma clara para todos poder entender o que você deseja passar e não se confundir, tenha coerência e logica no que você esta fazendo, seja criativo e tenha foco no que faz. Pratique muito suas interpretações, pois, pra tudo na vida deve se ter pratica. Um bom Player traz consigo boas jogadas e ótimos turnos fazendo assim bons jogos e dando o entretenimento que os outros players vieram buscar, jogos que dão um gostinho de querer mais e perdemos a noção do tempo. Muitos jogadores não gostam de jogar com outros que não possui uma boa ortografia, não segue as regras do RPG interpretativo, não possui boas ideias, que suas ações não os motive, deixando o jogo ficar chato, desgastado e enjoativo, isso torna um jogador conhecido por jogar mal, ou digamos que pode ser reconhecido como ruim.
❚➤Detalhe: Em certa feita um grande filósofo disse “Deus está nos detalhes”. Pois bem, RPGísticamente falando, podemos dizer que “A alma do personagem está nos detalhes.” A forma de segurar o cigarro, o modo de conjurar as magias com toscas rimas, o ladino que acredita ser mais habilidoso do que é ou a frieza mortal de um assassino que deixa escapar sua compaixão em imperceptíveis ações. Detalhe ao máximo suas ações, assim todos os jogadores poderão entender melhor o que está se passando e inclusive, agir no mesmo nível do jogo, obtendo uma sinergia única.
❚➤Personagens Secundários: Evite personagens secundários na interpretação, e sempre que você precisar colocar um personagem secundário em sua interpretação, narre em terceira pessoa. Evite ficar colocando falas para esses personagens secundários.
❚➤Nunca interprete a ação de seu oponente: EX: Zeca acertou um chute em Fulano que voou longe e morreu. Isso é meio que desonesto e não deve ser feito. Mas é um erro básico de muitos. Por isso se seu oponente lhe apresentar algo assim, ignore e continue a interpretar, é como se você estivesse se defendendo. Continue normalmente e ficará mais ou menos assim. EX: Zeca acertou um chute que foi segurado por Fulano evitando assim danos maiores.
❚➤ Não faz Afirmações: Nunca afirma absolutamente nada em uma interpretação, é um mundo de imaginação, e como nosso mundo real/verdadeiro, tudo pode mudar, mesmo que você acha ou ate mesmo tenha certeza que sua ação não terá como de mudar ou ser desfeita de alguma forma.
Lembra que todo jogador tem direito de tentar se defender ou recusar alguma coisa.
1° Primeiro você lança sua ação em seu turno. 2° Espera o alvo tentar se defender no turno dele. 3° E só depois no seu próximo turno você poderá confirmar sua ação, se foi bem sucedida ou não.
Exemplo: Afirmar que acertou no seu alvo golpes, como soco, chutes, uma pedrada, facada, uma flechada, uma bala de fogo, magia de explosão etc... Ou afirmar que seu alvo caiu em uma armadilha, como uma mina subterrânea, uma magia de ilusão, que caiu em um buraco negro etc... Esta totalmente errado, você tem que dizer que lançou o golpe em direção ao seu alvo com a intenção de acerta-lo, ou que fez uma pequena cratera em sua frente com a intenção do seu alvo cair dentro da cratera.
Muitos acham que não deve fazer afirmações apenas em cenas de lutas, um erro básico que muitos cometem. Não se devem fazer afirmações em momento algum, ate mesmo em uma cena cotidiana.
Exemplo: Afirmas que esta entregando alguma coisa para seu alvo, como uma carta ou uma xícara de chá, pois mesmo que ele tenha conhecimento ou pedido para você uma xícara de chá, ele pode mudar de ideia e não querer mas, e assim poder recusar pegar a xícara de chá.
Exemplo: Afirmar que ao aproximar do seu alvo você pega na mão dele, abraça ou beija seu amigo ou companheiro etc... Pois mesmo que seja algo normal de vocês fazerem sempre que se encontram, talvez naquele dia ele não queira te abraçar ou beijar por algum motivo. Então nunca confirma nada. Um exemplo: Diz que você aproxima do seu parceiro, com a intenção, proposito, ou querendo etc... abraça-lo, beija-lo etc...
3° AULA DE RPG INTERPRETATIVO: CENÁRIO.
❚➤Introdução: Antes de você criar o seu futuro cenário para convidar um jogador para jogar com você e dar inicio a uma futura aventura. Deve criar primeiramente a introdução, que nada mais é que um resumo de como será e o que terá dentro do cenário, como, Local, Hora, Clima, quem serão os convidados, se o cenário será Aberto, Semifechado ou Fechado para os jogadores do local etc...
❚➤Box: (Símbolos/Formatação) Cada tópico/paragrafo de informações que o jogador escrever no seu post/turno, poderá ser colocado na frente e logo após no final na frase um símbolo diferente, para melhor compreensão de cada atitude e informações do seu personagem, sendo também utilizado muito em cenas de lutas para identificar os níveis de poderes, se é um poder fraco, médio ou avançado.
❚➤Cenário: Além de você ter que conhecer seu personagem perfeitamente, você tem que escolher um cenário existente ou criar um cenário fictício, onde vai passar o enredo/aventura, com o jogador participante que você convidou para jogar com você. Especifique bastante os mínimos detalhes do que terá no seu cenário, para o jogador convidado poder imaginar e ate mesmo sentir o que você deseja passar para ele, deixando o participante à vontade para interagir no local.
Lembre-se que se for a primeira vez que você vai encenar/interpretar com o jogador que você convidou para jogar, ele não conhece seu personagem, e para isso você deve falar um pouco no primeiro post/cena sobre o seu personagem, como é sua aparência, manias, informações pessoais e personalidade de vida. Exemplo: informações como cor de cabelo, cor dos olhos, detalhes das roupas, expressão facial, profissão, se o mesmo carrega algo com ele (Exemplo: Armas). Fazendo isso o jogador poderá imaginar o personagem sem mesmo ter visto o anime.
Descreva também sobre o que seu personagem esta fazendo naquele exato momento. Exemplo: Se esta em casa vendo TV, sentado na praça observando as flores, em um restaurante ou bar comendo ou bebendo alguma coisa etc... Você pode ate mesmo escrever um pensamento que seu personagem esteja pensando no exato momento. Essas informações ira ajudar o jogador que você convidou para jogar com você, sobre como seu personagem é, e como deve chegar ate você para dar inicio a uma futura aventura.
█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█▓█
❚➤EXEMPLO: ( É apenas um exemplo para jogadores iniciantes, a introdução, box, cenário, não tem uma regra de como deve ser usado, pode criar da forma que desejar).
--------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução:
[Cenário/Local:]
[Horário:]
[Clima:]
[Poste: Aberto / Semifechado / Fechado]
[Participantes:]
[Capitulo e Titulo:]
--------------------------------------------------------------------------------------------
Box:
— Fala, símbolo travessão —
§ Ação/Narrativa em primeira pessoa, símbolo paragrafo §
* Pensamentos, símbolo asterisco *
♪ Musica/Barulho/Tock/Som, símbolo musica ♪
° ¹ ² ³ Explicações/Notas, símbolo indicador ordinal ° ¹ ² ³
ll Off: Conversas paralelas, fora da cena, símbolo pausa ll
- Poder/Habilidade Fraco, símbolo divisão ÷ ou menos -
= Poder/Habilidade Médio, símbolo mais ou menos ± ou igual =
+ Poder/Habilidade Avançado/Raro, símbolo vezes x ou mais +
--------------------------------------------------------------------------------------------
Cenário/Post:
§Onde o char esta e como é o lugar.§
§Aparência do personagem.§
§O que o personagem esta fazendo ou pretende fazer.§
*Pensamento do personagem.*
--------------------------------------------------------------------------------------------
4° AULA DE RPG INTERPRETATIVO:
Leia sobre OverPower e MetaGame:
