top of page

O que é MetaGame? É qualquer estratégia, ação, método ou forçar coincidências utilizado em um jogo, não respeitando as regras pré-estabelecidas do jogo, usar ou passar informações externas que o jogador em off sabe, ou seja, passa para o personagem coisas que você sabe como jogador, para dar vantagens injustas para seu personagem em on que não tem essa informação, afetando o jogo. Ou seja, se um jogador utilizar seus conhecimentos que tem, mas seu personagem não possui, ele está usando MetaGame.
 


É dizer por exemplo que o personagem sabe sobre o que está acontecendo sem nunca ter passado pela situação, dizer que conhece um personagem sem nunca ter encontrado com ele em on game, descrever elementos do cenário sem nunca ter estado no local ou não estava escrito no cenário, ou usar de uma informação off game para tirar vantagem on game.
 


“ONFF”: Trata-se de uma gíria aplicada a quem mistura ON com OF. Seria aquela situação onde o jogador representa a interpretação de um personagem dentro do jogo (ON) com base naquilo que ele sabe fora do jogo (OFF). Situação onde a mistura dos dois é completamente contra todas as regras do RPG.
 

Exemplos de MetaGame:

Exemplo:
Conhecer outro personagem sem nunca tenha visto on-game antes: "Um personagem novo entra numa sala onde está ocorrendo uma batalha e de repente todos o reconhecem e começam a chamá-lo pelo nome, sendo que ele não se apresentou e nunca participou de outra postagem com aqueles personagens."


Exemplo: Conhecer o cenário sendo que o personagem nunca esteve no local: "Um personagem adentra uma sala escura onde outros personagens estão travando uma luta cega com o inimigo. Daí esse personagem posta que sabe onde tem uma faca e arremessa na direção do inimigo, onde o correto seria ele postar que vai procurar um objeto para depois pega-lo."

Exemplo: Usar uma informação off-game para auxiliá-lo em uma missão on-game: "Um jogador fica sabendo no chat que outros jogadores farão uma sabotagem em algum local onde o grupo dele está em sua cena. Aí ele com seu personagem avisa ao líder da equipe sobre a possível sabotagem."

Exemplo: Usar o post anterior para antever o que virá na sequencia: "Personagem cruza uma área e se depara com um exército de inimigos, outro jogador com um personagem que vinha mais atrás e que não tinha essa informação decide mudar seu caminho por conta do post anterior de seu companheiro."

Exemplo: Discutir estrategias em off-game com os demais jogadores no chat: Uma bruxa/feiticeiro que tem apenas mas uma porção de cura no campo de batalha, e possui vários companheiros feridos. E começa a discutir no chat, para qual personagem ela deve dar a porção de cura.

Exemplo: Usar informação off-game: Quando um jogador esta interpretando um vilão tentando se passar de bonzinho na frente dos demais personagens: "É óbvio que este desgraçado é o vilão! Olha o jeito dele andar! Olha o interesse dele pela Adaga! Ele é o Grão-Vizir! Pelo amor de Deus, Grão-Vizir, isto é implorar para ser vilão!" Mas seu maldito personagem sabe disso? Ele tem inteligência para deduzir isto? Ele é do tipo que confia em quem salva a vida dele ou que sai julgando o cara que salvou sua vida por que sabe, o jogador, não o personagem, que ele é o vilão?

Exemplo: Usar informação off-game: Jogador Inimigo:“(...) agora com um pouco de luz, é possível ver uma criatura com quatro patas de inseto e uma carapaça grossa; sua cauda coberta por uma carapaça de placas termina em uma projeção dupla e duas antenas na cabeça, uma abaixo de casa olho, repousam enquanto a criatura apenas observa após devorar alguns restos no chão.” Jogadores alvos: “cuidado pessoal! É um monstro da ferrugem! Mantenham distância de suas antenas pois elas com apenas um toque podem transformar nossos equipamentos em poeira!” Se o personagem nunca tinha encontrado uma criatura dessas antes, como ele sabia de tudo isso?

Exemplo: “(…) Arator, bravo homem guerreiro que acabou de sair de sua cidade para explorar as cavernas do norte. Esta feliz e contente em sua jornada quando se depara com um ser no formato de uma bola flutuante com um grande olho no centro e vários outros a seu redor (...)” Um jogador “novato” se perguntaria, caracas!!!! O que é isso?!?! “Eu pego a minha vassoura e bato nele!!!”, já o jogador "veterano” olharia e responderia: um char humano level baixo dentro de uma caverna acaba de encontrar um beholder … “e saio correndo!”. 
Essa atitude que o jogador experiente acaba de interpretar para o seu personagem, é a atitude correta que a PERSONAGEM tomaria? Temos que ter em mente sempre que uma coisa é o JOGADOR e outra é a PERSONAGEM. O que diferencia entre o que o jogador sabe e o que o personagem deveria de saber, e é ai que vem a “malandragem”. O outro jogador seu parceiro pergunta para o jogador experiente: “caro jogador, porque você esta saindo correndo com a tua personagem? (se lembre no que ele pensou, o seu parceiro não sabe o real motivo) Na “malandragem” o jogador experiente responde: “Era um bicho grande e feio que eu nunca vi, minha personagem é inteligente ela sabe que aquilo era um perigo e sairia correndo”. Isso esta certo? Errado? A personagem realmente poderia ter pensado aquilo!

 

bottom of page